Veja os assuntos que repercutiram na sessão desta quinta

Políticas públicas aos animais abandonados

A falta de políticas públicas voltadas aos animais abandonados nas ruas e vitimados por maus-tratos repercutiu na sessão desta quinta-feira (11). A vereadora Celina Manfroi teve aprovada uma indicação para a criação de um espaço público como centro de recuperação de cães e gatos após procedimentos veterinários encaminhados pelas entidades protetoras de animais, e assim, promover e incentivar campanhas de adoção responsável junto a população, após a recuperação dos mesmos.

Adavilson Telles, o Mancha, também falou da quantidade insuficiente de castrações oferecidas pelo Poder Público nos últimos quatro anos, afirmando que a única forma de conter a reprodução descontrolada de animais nas ruas, é a esterilização. Ele afirmou ser necessárias pelo menos duas mil castrações em Campos Novos todos os anos. “A maioria das castrações foi feita com emendas impositivas, então, nós deixamos muito a desejar no quesito castração de animais. É uma questão de saúde pública que vem se alastrando, aumentando e é um problema que precisa de solução”, disse Mancha.

Tita Almeida, falou que muitas pessoas não aceitam esterilizar seus cães e gatos a fim de evitar a procriação desenfreada, lembrando de experiência em que foi secretário municipal da agricultura e responsável pelo programa de castrações na época.

Iluminação pública

Ruas às escuras e falta de manutenção na iluminação pública foi assunto levantado pelos vereadores. Darcy Rodrigo Pedroso e Marciano Dalmolin afirmaram que há vários locais totalmente às escuras, com muitas lâmpadas queimadas. Vamos passar novamente quatro anos pedindo a troca de lâmpadas? Não entendo porque não funciona, precisa ser resolvido”, disse Dalmolin. Ele diz que auxilia a equipe da prefeitura, passando nas comunidades à noite e marcando os postes com fita plástica. A vereadora Celina também afirmou que fotografa os postes apagados para auxiliar a prefeitura.

Aquisição de lâmpadas de baixa qualidade e demora para fazer a troca também foi uma preocupação dos vereadores durante a sessão. Eles sugeriram que a prefeitura aumente o efetivo dos servidores que cuidam da iluminação pública, criando duas equipes nesse setor. Hoje são dois servidores que atendem o serviço de iluminação pública. “É um problema sério e grave no nosso município”, disse o vereador João Nilso Oliveira.

Vereador abdonense

Um dos vereadores mais jovens de todo o estado, Alfredo Mecabô, de 19 anos, parlamentar em exercício no município de Abdon Batista visitou a Câmara de Vereadores pela primeira vez. Ele assistiu os trabalhos do plenário e elogiou o sistema web de gestão legislativa utilizado em Campos Novos.

Perda na comunidade

Os vereadores lamentaram a morte nesta quinta do bioquímico e empresário João Carlos Becker. Rotariano há décadas, participou de muitas ações sociais em prol da comunidade, além de muitos anos trabalhando no setor privado da saúde, com o Laboratório e Farmácia Becker. João Carlos deixa a esposa Marli Becker, superintendente da Fundação Cultural Camponovense, seis filhos e os netos.

Spread the love
Postado em 11 de fevereiro de 2021 0