Sociedade se mobiliza e faz doações de absorventes para as escolas municipais

Graças a doações da comunidade de Campos Novos, as meninas em ciclo menstrual ativo que precisarem irão receber absorventes higiênicos nas suas próprias escolas. Muitas pessoas doaram os itens de higiene íntima feminina para que a proposta nascida no Poder Legislativo se transformasse em realidade. A necessidade foi levantada pela vereadora Celina Manfroi Cassiano onde apresentou a indicação n. 107/2021, aprovada por unanimidade pelos vereadores em fevereiro.

Segundo a vereadora, não existe obrigatoriedade de concessão dos absorventes às estudantes não só em Campos Novos, mas em todo o Brasil. “Isso é uma dificuldade encontrada em todo Brasil, mas já tramita no Congresso Nacional um projeto de lei para que esse item seja obrigatório nas escolas. Dialogamos com o Conselho da Mulher para nos apoiar nessa causa, aguardado a tomada de decisão do Poder Executivo que já nos sinalizou que vai executar a distribuição dos absorventes nas unidades municipais”, explicou a vereadora.

A proposta inicial é uma solicitação para que o Poder Executivo elabore uma legislação específica para o fornecimento de absorventes higiênicos para estudantes em período menstrual de baixa renda ou que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social, a fim de incluir no orçamento mais esse item essencial para distribuição nas escolas, assim como outros itens já disponíveis como papel higiênico, sabonete, entre outros.
Enquanto isso não se torna uma política pública, a vereadora, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, tiveram a iniciativa de pedir nas redes sociais a doação desses itens para distribuição nas escolas, contando com a parceria dos servidores do Poder Legislativo, Executivo e da comunidade camponovense. Na quarta-feira (7/4), foram entregues aproximadamente 2.900 absorventes na Secretaria de Educação para serem destinados conforme cronograma da pasta. “Agradecemos a boa vontade da sociedade camponovense que nunca falha. Para muitos pode ser uma atitude pequena, mas podem ter certeza que fará a diferença”, disse Celina.

Segundo a vereadora, a realidade em nosso município é que, algumas famílias infelizmente não possuem condições financeiras de adquirir absorventes higiênicos. Isso faz com que essas meninas improvisem materiais para estancar a menstruação, utilizem o absorvente mais tempo que o recomendado ou isolem-se em suas casas, colocando em risco sua saúde. “Em razão desse fato, muitas jovens estudantes podem deixar de frequentar a escola durante o período menstrual. E as consequências disso são evidentes e importam em prejuízos para o processo educacional e de socialização”, disse.

Na indicação, a vereadora pede que os absorventes sejam disponibilizados nos banheiros das escolas com acesso gratuito e ao alcance de quem necessitar, pois absorventes higiênicos não são itens supérfluos e sim de necessidade básica, defendeu a vereadora na proposição. “Deve-se fazer parte do orçamento municipal, assim como as provisões de papéis higiênicos, sabonete e outros itens necessários à saúde das alunas da rede pública de ensino”, destacou.

Absorventes nas escolas de Ensino Fundamental

A secretária de educação, Adriana Spcart Zanatta, agradeceu a doação e informou que fará a distribuição em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental. “A iniciativa idealizada e realizada pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher e pela vereadora Celina Manfroi Cassiano com o apoio generoso da comunidade, beneficiará as alunas em situação de vulnerabilidade das Unidades Escolares de Ensino Fundamental, ou seja, a escola CAIC Professora Nair da Silva Gris, Santa Júlia Billiart, André Rebouças, Novos Campos, Grupo Escolar Deputado Waldemar Rupp e Escola Itinerante Estudando e Plantando, conforme levantamento apresentado pelas diretoras. Parabenizo e agradeço a todos pela exímia iniciativa e coloco a Secretaria Municipal de Educação de portas abertas às ações que visem contribuir para toda comunidade educativa”.

 

Spread the love
Postado em 8 de abril de 2021 0