Vereadora Celina faz indicação solicitando a criação de um Centro de Práticas Interativas

A vereadora Celina Maria Manfroi Cassiano Barros, apresentou na sessão desta terça-feira (01), na Câmara de Vereadores, a indicação 300/2021 onde sugere ao município a implantação do Centro de Práticas Interativas, para a ampliação da oferta de terapias integrativas e complementares em saúde dentro do sistema de saúde do nosso Município.

Esta indicação tem o objetivo de instituir dentro do Município um espaço exclusivo voltado a oferta e ampliação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Estas são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Iniciativas como Reiki, Yogae Acupuntura, já oferecidas dentro do quadro de serviços da Secretaria de Saúde, passariam a ser realizadas em espaço exclusivo, com vistas a ampliação das práticas disponibilizadas e fortalecimento daquelas iniciadas. Assim, o Espaço poderá agregar novas PICS como Homeopatia, Musicoterapia, Aromaterapia, dentre tantas outras práticas institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

Isso porque esses tratamentos priorizam a qualidade de vida e são utilizadas tanto no tratamento de doenças, especialmente doenças crônicas, quanto na prevenção, promoção e manutenção da saúde, razão pela qual se alinham com as diretrizes de saúde da OMS. As indicações das PICS são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social. As principais diretrizes das PICS está o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração — ao modelo convencional de cuidado – de racionalidades com olhar e atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado. Desta forma, facilitar o acesso da comunidade a estas práticas têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos camponovenses, agindo no tratamento e prevenção de doenças.

 

Por Fábio Machado

Assessoria de Imprensa

Spread the love
Postado em 2 de junho de 2021 0