Câmara de Vereadores de Campos Novos adere à Campanha do agosto Laranja e Lilás

 

Nesta segunda-feira (2), a Câmara de Vereadores de Campos Novos aderiu à Campanha do agosto Laranja, campanha de conscientização e combate à esclerose múltipla. A ação está sendo promovida pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Em 2020, a instituição propôs ao Poder Público a lei que institui o “Agosto Laranja”, mês de conscientização e prevenção de deficiências, sejam elas físicas, visuais, mentais, auditivas ou múltiplas, que agora faz parte do calendário oficial de eventos do município, a qual foi aprovada.

 

É preciso levar a informação até as pessoas, para que possam prevenir a incidência de deficiências, seja através de ações como um pré-natal estruturado até a realização de testes específicos na criança. A intenção da Campanha é chamar a atenção para a enfermidade que, mesmo rara, atinge uma média de 35 mil pessoas no Brasil e 2,5 milhões em todo o mundo, e ainda assim é desconhecida por cerca de 80% da população.

 

Agosto Laranja – Desde 2006, o Brasil celebra o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, no dia 30 de agosto. A data foi resultado do esforço da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) para dar mais visibilidade à doença e seus impactos na vida das pessoas. Por isso o agosto laranja é considerado o mês de conscientizar os brasileiros sobre essa doença e a importância de sua prevenção. Em 2017, o laranja foi adotado por indivíduos e organizações na maioria dos mais de 600 eventos do Dia Mundial da Esclerose Múltipla (promovido no dia 30 de maio), realizados em 96 países em todo o mundo.

Campanha Agosto Lilás previne e orienta sobre a violência contra a mulher

A Lei Maria da Penha – que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil – completou 15 anos. Para marcar a data, a campanha ‘Agosto Lilás’ pretende alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher no Distrito Federal.

O objetivo da iniciativa é incentivar denúncias de agressão – que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais – contra mulheres.

 

 

Assessoria de Imprensa Câmara de Campos Novos

Jornalista Fábio Machado Merfort

 

Spread the love
Postado em 3 de agosto de 2021 0