Câmara aprova ‘Moção de Parabenização’ pelos 30 anos de atividade da EPAGRI

 

Na sessão ordinária do dia 18 de novembro de 2021, por unanimidade, vereadores aprovarão a “Moção de Parabenização” nº 35/2021 em homenagem aos 30 anos da EPAGRI. A moção pedida pelo vereador Rui Jorge Tomazoni, foi entregue aos representantes da EPAGRI de Campos Novos no Plenário Domingos Rigo.

 

 

     “MOÇÃO DE PARABENIZAÇÃO”

 

O Poder Legislativo de Campos Novos – SC vem, por meio de um dos seus representantes legais, o Vereador Rui Jorge Tomazoni, parabenizar a EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina através da Presidente Edilene Steinwandter, bem como a todos os funcionários que fizeram e fazem parte dessa valorosa Empresa, pelos 30 anos de fundação.

Em 20 de novembro de 2021 a Epagri comemora 30 anos de bons serviços prestados à agricultura familiar catarinense. Em 1991 o Estado uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor. De lá para cá, a Epagri se firmou junto à sociedade como uma empresa confiável e eficiente, sempre ao lado dos catarinenses.

Atualmente está presente em todos os municípios de Santa Catarina, que podem contar com o serviço de pelo menos um extensionista rural. Dispõe de 13 unidades de pesquisa estrategicamente espalhadas pelo Estado a fim de desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região. A estrutura da Empresa conta com 13 Centros de Treinamento espalhados pelo território catarinense com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais. Os Centros de Treinamento contam com alojamentos, refeitórios, auditórios, salas de aula e equipamentos necessários para desempenharem suas funções.

Para manter tamanha estrutura em funcionamento, a Epagri tem uma equipe de 1686 (Mil seiscentos e oitenta e seis) colaboradores, 40,4% alocados na extensão, 24,4% atuando na pesquisa, 26,6% dedicados ao apoio às duas áreas e os 7,6% restantes desempenhando funções de gestão.

O sucesso de Santa Catarina no agronegócio é um dos reflexos do bom trabalho desenvolvido pela Epagri ao longo de seus 30 anos de história. Em 2020, em plena crise sanitária e econômica, o Estado catarinense alcançou o maior Valor de Produção Agropecuária (VPA) da história: R$40,9 bilhões. No ano passado, a agropecuária catarinense também bateu recorde de participação no valor de exportações do Estado: 70,2%.

Santa Catarina é hoje o maior exportador de suínos e o segundo maior de frangos do país. Somos o maior produtor de cebola, ostra, maçã e carne suína do país; o segundo maior produtor de arroz, carne de frango, palmito, pitaia e pera; terceiro de alho, erva-mate, maracujá e pêssego e quarto de uvas. Tudo isso numa área que ocupa apenas 1,13% do território nacional.

Os números comprovam o que os agricultores familiares catarinenses sabem há 30 anos: a Epagri é uma das grandes responsáveis por levar alimento de qualidade à mesa dos brasileiros, cumprindo plenamente sua missão de produzir conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade. Assim sendo, reiteramos nossos agradecimentos e congratulações, desejando-lhe muito mais progresso e sucesso.

 

Fábio Machado Merfort/ JP-0006848/SC 

Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

 

Spread the love
Postado em 18 de novembro de 2021 0