Waldomiro Ramos: Do sonho em ser jogador de futebol até chegar à Câmara de Vereadores de Campos Novos

Waldomiro Ramos: Do sonho em ser jogador de futebol até chegar à Câmara de Vereadores de Campos Novos
#paratodosverem – Waldomiro aparece inclinado assinando o termo de posse durante Sessão Itinerante do Distrito de Dal Pai. Ao seu lado, o Vereador Dalmolim aparece sentado.

 

O Waldo, como é conhecido na Comunidade de Bela Vista, é casado há quase 40 anos e pai de dois filhos

 

O Agricultor aposentado Waldomiro Ramos da Cunha, 66 anos, vive hoje sem grandes ambições na vida. Morador do Distrito de Bela Vista, casado há 39 anos, pai de dois filhos, com orgulho conta que é nascido e criado na Localidade de São Pedro Sarandi, no interior de Campos Novos. A sua trajetória, no entanto, poderia ter sido bem diferente, se em meados da década de 70 não tivesse desistido da carreira de jogador de futebol e voltado para casa. Um sonho que acabou, mas que consequentemente o permitiu alcançar outras conquistas, como ocupar uma cadeira no Legislativo Camponovense.

Seu nome é Waldomiro, mas podem pedir do Waldo que todo mundo conhece. Filho de agricultores, resolveu se aventurar na cidade grande em busca de realizar o sonho de ser jogador de futebol. Com 19 anos foi para o Paraná, fazer testes nos times do Coritiba e do extinto Colorado (hoje Paraná Clube). A jornada não foi da maneira que esperava, e devido à falta de amparo com transporte e moradia, resolveu voltar para Santa Catarina. Por aqui ainda insistiu mais um pouco na carreira de atleta, foi para São Miguel d’Oeste, mas também ficou por pouco tempo, até que resolveu voltar para o Distrito de Bela Vista, de onde não saiu mais.

Trabalhando na agricultura, casou-se e constituiu família. É pai do Leandro e do Édovaldo, os quais atuam nos setores madeireiro e de transporte, respectivamente. Paralelo a estes serviços, também são responsáveis pelas atividades agrícolas da família, conforme Sr. Waldomiro, ele já deixou tudo para os filhos, hoje só fica na administração.

Mas e a política, quando entrou na vida do Waldo? Lá se vão quase quarenta anos de onde tudo começou. A convite do Sr. Mansur Elias (im memoriam) no ano de 1993, Waldomiro foi chamado para concorrer à vaga de Vereador nas eleições municipais. Na época, Waldo era presidente da Capela de São Pedro Sarandi, e com a boa votação que fez não conseguiu se eleger, mas ficou de suplente de Vereador. Na eleição seguinte sim, foi eleito Vereador pela primeira vez.

Passados quatro anos concorreu novamente, não conseguiu a reeleição, porém ficou novamente como suplente. Dois anos mais tarde, no entanto, assumiu uma cadeira no Legislativo. “Aquela legislatura que tive a oportunidade de participar, entre os anos de 1998 e 2000, fizemos ações de grande relevância, como mudar a sede da Câmara de Vereadores, saindo de trás da Rádio Cultura para o prédio atual, onde está até nos dias de hoje”, relembrou Waldomiro.

Após a experiência de ocupar novamente uma cadeira na Casa Legislativa, Waldomiro deixou de se candidatar a cargos eletivos, ficando quase 20 anos fora do cenário político. Um novo convite veio, e com 131 votos conquistados nas últimas eleições se tornou novamente suplente de Vereador de Campos Novos. Com a Licença de 30 dias do Vereador Tita, está tendo a oportunidade de mais uma vez representar seus eleitores e a população de Campos Novos como um todo.

Como um bom agricultor, Waldomiro já arregaçou as mangas e foi ao trabalho. Sabe que o período é curto, mas pretende visitar todas as secretarias e levar à elas várias sugestões. “Meu sistema é do diálogo, gosto de ajudar pessoas, e nestes dias já estive em contato com as pastas de Obras e Agricultura, visitei creche e clubes de mães. O Distrito que represento tem muitos pedidos, em especial a revitalização da rua principal, que farei o possível para levar esta demanda até ao Poder Executivo”, concluiu Waldomiro.

 

Spread the love
Postado em 24 de maio de 2022 0