Vereador Dalmolin sugere ao Poder Público que Padre João Granzotto receba homenagem póstuma

Vereador Dalmolin sugere ao Poder Público que Padre João Granzotto receba homenagem póstuma
#paratodosverem – Vereador Dalmolin está em sua bancada, sentado, falando ao microfone.

 

Parlamentar faz indicação que prevê a denominação de alguma obra pública ou logradouro com o nome do Sacerdote

 

Durante a 25ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Campos Novos, realizada na tarde da última quinta-feira, 02/06, o Vereador Marciano Dalmolin sugeriu ao Poder Público, que seja denominado “Pe. João Granzotto” (in memoriam) algum logradouro ou obra pública, com intuito de homenageá-lo. A referida Indicação nº 219/2022, foi aprovada por unanimidade pelos Vereadores presentes.

 

Padre João Granzotto faleceu no dia 20 de junho de 2020, na cidade de Passo Fundo (RS), aos 85 anos, 56 deles dedicados ao sacerdócio. Ao longo da sua trajetória missionária, foi Pároco da Paróquia São João Batista de Campos Novos de fevereiro de 1974 a fevereiro de 1980. Durante este período introduziu no calendário religioso do município a Romaria em honra à Nossa Senhora de Aparecida, como aborda o relato a seguir, que contou com a colaboração da Historiadora Enedi Padilha:

 

O Pe. João Granzotto nasceu em 03/03/1935, em Serafina Corrêa (RS). Faleceu em 20/06/2020, em Passo Fundo (RS). Dos 85 anos de vida, 56 dedicou ao sacerdócio. Sacerdote da Congregação Scalabriniana, ordenado em 1964, na cidade de Nova Iorque. Seguiu o carisma Scalabriniano, porque foi também “um missionário da palavra” de Deus. Proporcionou assistência religiosa, moral e social às pessoas nas comunidades onde esteve.

 

Pe. João Granzotto foi Pároco da Paróquia São João Batista de Campos Novos de 24 de fevereiro de 1974 a fevereiro de 1980. Lembrado nas memórias e nas histórias de muitos camponovenses pela fé, pelas palavras e pelo acolhimento nos momentos de doenças e de dificuldades. Pe.  João Granzotto nesta cidade deixou um grande legado! Graças ao sacerdote, o município que foi chamado de São João Batista de Campos Novos, conhecido atualmente, como ‘Celeiro Catarinense’, tem sua história relacionada com as maiores romarias acontecidas no Sul do Brasil”. Reúne cerca de 100 mil romeiros, um dos grandes eventos turístico-religiosos do país. Muitas pessoas recordam quando o vigário Pe. João Granzotto, usando os microfones da Rádio Cultura, convidou: “participe da peregrinação para Aparecida”. Alguns camponovenses acompanharam o Pe. João Granzotto, até o Santuário Nacional, em Aparecida (SP). O grupo dos 32”.  De lá,  em  novembro de 1977, a imagem   benzida na antiga Basílica de Aparecida pelo Pe. João Granzotto foi trazida  e se encontra até os dias atuais no Santuário de Campos Novos.

 

Sobre a 1ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Campos Novos, o Pe. João Granzotto escreveu: “Dia 15 de outubro deu-se o fato mais importante do ano em Campos Novos quando foi realizada a festa de N. Sra. Aparecida com uma peregrinação a pé da matriz até o Santuário da Aparecida de Campos Novos. Participaram da peregrinação mais de dez mil pessoas.  Naquele dia foi inaugurado o Santuário de N. Sra. Aparecida de Campos Novos.

 

Nos anos de 2020 e 2021, as romarias foram on-line, em decorrência da pandemia do Covid-19. Em 12 de outubro de 2022, acontecerá a 45ª Romaria em honra à Nossa Senhora Aparecida ao Santuário de Campos Novos (SC), projeta-se como o maior evento em participação de pessoas de todos os tempos nesta cidade. O Pe. João Granzotto recebeu merecidamente o título de Cidadão Honorário de Campos Novos em 07 de março de 2018, na Câmara de Vereadores Municipal. Homenagem proposta pelo vereador Antônio Rosa e aprovada por todos os edis do Poder Legislativo. Pe. João Granzotto Personagem Histórico de reconhecimento e respeito por seu trabalho e contribuição neste município. Digno de ter seu nome gravado não só memória ou na história escrita. Mas, sim em algum logradouro ou obra Pública.

Spread the love
Postado em 3 de junho de 2022 0