Prevenção ao Suicídio, com Enfoque na Saúde Mental da Mulher foi tema de palestra na Câmara de Vereadores
Dando continuidade às ações da campanha Setembro Amarelo desenvolvidas no município, a Procuradoria Especial da Mulher, órgão vinculado junto a Câmara de Vereadores de Campos Novos, promoveu na noite de quarta-feira (29), uma palestra voltada para às mulheres com o tema “Prevenção ao Suicídio, com Enfoque na Saúde Mental das Mulheres”, que foi proferida pela psicóloga da Secretaria Municipal da Saúde Gleice Aparecida dos Santos.
O encontro contou a participação do presidente do Legislativo Marciano Dalmolin, da vereadora Celina Maria Manfroi Cassiano Barros que é Procuradora Especial da Procuradoria da Mulher, dos vereadores Darcy Rodrigo Pedroso e João Nilso de Oliveira, e dos funcionários da casa e convidados. O principal objetivo da palestra foi a conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Como surgiu o Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.
No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha.
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Campos Novos Jornalista Fábio Machado Merfort – JP: 6848/SC