Oito unidades escolares aderiram ao Projeto: Aluno Vereador Mirim – A Escola vai à Câmara em 2022
Encerrou na noite dessa quinta-feira, 10 de fevereiro, às inscrições das escolas que tinham interesse em participar do Projeto “Aluno Vereador Mirim – A Escola vai a Câmara”, cujo objetivo é aproximar os jovens do Poder Legislativo municipal em 2022.
Para grata satisfação, oito escolas do município de Campos Novos, aderiram ao projeto, sendo às seguintes, Colégio Auxiliadora; CAIC – Professora Nair da Silva Gris, Escola Estadual Básica Paulo Blasi, Escola Estadual Básica Coronel Gasparino Zorzi, Escola Estadual Básica José Faria Neto, Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Julia Billiart, Escola de Educação Básica Professora Antônia Corrêa Mendes, Escola de Ensino Fundamental Rafael Dal Pai.
Seguindo o calendário a partir do dia 15 de fevereiro ao dia 10 de março, ocorre o período de capacitações nas unidades escolares, no dia 23 de março deve ocorrer às eleições. As Sessões da Câmara Mirim irão ocorrer uma vez por mês, toda segunda quarta-feira do mês às 18h no Plenário da Câmara Municipal.
O projeto atenderá alunos matriculados nas unidades escolares do Município de Campos Novos, que frequentam regularmente a rede pública ou particular de ensino do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental.
Após a posse dos vereadores mirins eleitos, ocorrerá um sorteio dentro os vereadores mandatários para um apadrinhamento, ou seja, cada vereador mirim eleito e seu suplente serão apadrinhados por um vereador titular. E este irá auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos, bem como no encaminhamento das demandas aos órgãos competentes. Uma vez por mês os vereadores mirins terão uma sessão para apresentarem suas demandas. Sabemos que os próximos eleitores, líderes da comunidade ou até mesmo líderes de empresas são os jovens, desta forma como Casa Legislativa temos o dever de auxiliar o desenvolvimento desses jovens, para serem líderes de sucesso.
O Programa tem por finalidade a promoção da interação entre a Câmara Municipal e estudantes da rede pública e particular de ensino, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal no contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.
A vereador Celina, enfatiza como será desenvolvido o projeto ao longo do ano.
Fábio Machado Merfort/JP-00006848/SC
Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores de Campos Novos
Ótima iniciativa, mas porque não do 9 ano? Qdo o projeto foi feito na primeira vez não tínhamos nove anos de Ensino Fundamental anos finais. Acho que deveria ser corrigido. Falo porque da primeira vez o Projeto foi elaborado pelo Seu Ari da Silva e eu; a pedido do então vereador Silvio de Almeida Lopes.