Distrito de Bela Vista recebe Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Campos Novos
Evento é marcado por belas homenagens em comemoração aos 141 anos do Município
Uma noite histórica. Com grande presença de público, o salão da Comunidade do Distrito de Bela Vista foi sede na noite da última terça-feira, 22/03, da Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Campos Novos. O evento alusivo aos 141 anos do Município, reuniu moradores locais, autoridades do município, além de representantes de veículos da imprensa.
O evento contou com apresentações musicais de professores da Fundação Cultural Camponovense, Wagner Fonseca e Militino Ranieri, bem como, declamações de poesias interpretadas pelos alunos da Invernada Mirim do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição, Júlia, Andressa e Henrique. A dupla Luiz Maurício e Wilma também prestaram uma linda homenagem ao município, ao interpretar a música “Minha Terra”, uma adaptação da poesia “Campos Novos Minha Terra” de autoria da professora Neide Aparecida de Souza (in memorian).
A Presidente da Câmara de Vereadores de Campos Novos, Celina Manfrói Cassiano, falou sobre a iniciativa em levar uma Sessão da Câmara para a Comunidade do Interior e destacou o momento atual de Campos Novos, prestes a completar 141 anos.
“É um momento de festa do município de Campos Novos. A ideia nesse momento foi relembrar as nossas origens, com as homenagens que tão bem foram conduzidas nesta noite. Hoje Campos Novos é uma terra de oportunidades, com comércio variado, indústrias diversificadas, associações e entidades muito fortes e unidas em nosso município, além de possuirmos agentes políticos que estão de fato preocupados com o crescimento de Campos Novos. O que não significa que estamos totalmente satisfeitos, estamos longe do que sonhamos para Campos Novos, queremos que o local onde moramos seja ainda muito melhor”, destacou Celina.
A cerimônia da Sessão Especial da Câmara de Vereadores foi transmitida por meio da Página da Câmara de Vereadores no Facebook. A transmissão estará disponível para comunidade acessar e conferir os pronunciamentos e apresentações artísticas.
Histórico do Distrito de Bela Vista
A comunidade da Bela Vista fica distante 16 Km de Campos Novos, é a sede do distrito mais próximo da cidade, onde se situa por exemplo a Capela Santa Terezinha (tombada através de lei municipal como patrimônio histórico e cultural de Campos Novos); a Escola de Educação Básica Profª. Antônia Corrêa Mendes; e a Empresa Madeireira Andreazza S. A.
Em 20 de Setembro de 1991, o prefeito Municipal na época, Romildo Luiz Titon, sancionou a Lei Municipal nº 1.810/91, criando o Distrito de Bela Vista.
É constituído pela localidade da Bela Vista (sede), Fazenda Aparecidinha, Reassentamento Betinho (Andreazza), São Pedro do Sarandi e Santa Rita do Sarandi.
Observando as comunidades que compõem o Distrito da Bela Vista, são exemplos que servem para demonstrar a evolução e as transformações acontecidas no setor agropecuário em Campos Novos. Pode-se encontrar desde a pecuária extensiva nos moldes primitivos, agricultores arando a terra com juntas de bois carreiros, até a criação de bovinos com alto padrão genético; suínos precocemente criados em ambientes de acordo com as exigências sanitárias; o solo sendo preparado com grande aparato de tecnologias: máquinas, equipamentos, fertilizantes, defensivos, etc.
Sobre as localidades onde estão as capelas São Pedro do Sarandi e Santa Rita do Sarandi, chamamos atenção para o fato de que fazem parte das terras conseguidas através do título de posse, datado de 1873, por Leonardo Thibes.
No Distrito da Bela Vista existe a comunidade do Assentamento Betinho (Andreazza) que surgiu com a vinda dos agricultores sem terras para o terreno adquirido pelo INCRA, dentro do projeto da Reforma Agrária.