Assinado contrato para elaboração do projeto de construção do novo prédio da Câmara
Foi assinado na tarde desta quinta-feira (27) pelo Presidente do Poder Legislativo, vereador João Batista Ramos de Almeida (Tita) com a empresa Rialto Engenharia Ltda, o contrato para elaboração do projeto arquitetônico, complementares, modelagem compatibilização, orçamentação e maquetes visando construção da nova sede do Poder Legislativo de Campos Novos, de acordo com as condições, quantidades e exigências estabelecidas no Termo de Referência do Processo Licitatório 04/2023, Dispensa de Licitação 01/2023. O prazo de vigência do contrato é 26/01/2024.
A área projetada será de aproximadamente 3.000m² e o investimento no projeto será de R$ 90.000,00. A elaboração se dará através da Plataforma BIM LOD 350, que permite criar plantas de construção inteligentes. Ou seja, consegue-se inserir informações úteis como insumos, metragem e espessura, em cada parte da planta.
A elaboração atenderá ao que está previsto no ante projeto já divulgado pelo Poder Legislativo Camponovense.
Por que construir um novo prédio para o legislativo?
O atual prédio é muito antigo e sua estrutura já está comprometida com problemas na instalação elétrica, infiltração de água, encanamento entupido, salas inadequadas, telhados totalmente danificados com goteiras em vários pontos do prédio. Além disso, o plenário possui pouco espaço para receber a população e realizar eventos públicos. Já foram realizados vários gastos em outras oportunidades com reformas paliativas.
Modernidade e eficiência para a comunidade camponovense
O novo prédio da Câmara contemplará um espaço moderno e acessível que além de oferecer uma estrutura física adequada aos colaboradores do legislativo, também atenderá a comunidade com um anfiteatro amplo e estrutura completa que poderá ser utilizado gratuitamente para eventos como formaturas, palestras, reuniões, audiências públicas, para apresentações de escolas em datas comemorativas e projetos culturais. Além disso, também irá oferecer de 80 a 90 novas vagas para estacionamento e contará com elevadores, garantindo a acessibilidade da população.
De onde são os recursos para o novo prédio?
Os investimentos para a construção do novo prédio do legislativo virão do duodécimo da Câmara, ou seja, recursos que por lei já são repassados ao legislativo. Esses recursos quando não utilizados são devolvidos ao final de cada ano em curso para a Prefeitura, porém, os vereadores não podem decidir ou indicar em que setor o executivo deve utilizar essa verba. Desta forma, o Executivo pode utilizar o recurso como desejar, sem interferência da Câmara. Portanto, o duodécimo, dotação já prevista todo o ano para o legislativo, é de onde virão os recursos para a construção do novo prédio, não implicando em novas despesas para o município e em nenhum financiamento para a obra.