Sessão Solene abre programação da Semana Farroupilha
Todos os anos o Poder Legislativo homenageia tradicionalistas em sessão solene da Semana Farroupilha, uma forma de valorizar a cultura e a tradição, preservando a identidade cultural de Campos Novos.
A Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Campos Novos alusiva à Semana Farroupilha, foi realizada na noite de quinta-feira (14), no Centro de Eventos Galpão Crioulo. No ato, os vereadores concederam homenagens e usaram o espaço em tribuna para falar sobre a importância do tradicionalismo e de quem apoia e incentiva ações em prol do seu desenvolvimento no município.
Vereadores, autoridades locais e representantes do tradicionalismo ocuparam a mesa de honra e lugares de destaque. A solenidade foi aberta com o acendimento da Chama Crioula pelo Presidente do Legislativo João Batista Ramos de Almeida e pelo Patrão do CTG Porteira Camponovense Edinho Rosalên Lopes. Durante a Sessão, a Câmara fez a entrega de placas com as seguintes homenagens:
– Fermino da Silva Lesse do CTG Herança do Velho Pai – indicação das bancadas do MDB e PL.
-Prendinha Luísa Soliani Puhl – indicação das bancadas do União, PSD e PP.
-CTG Porteira Camponovense – indicação de todos os vereadores
A Sessão Solene também foi abrilhantada por belas apresentações do Grupo Folclórico Celeiro da Tradição e do CTG Porteira Camponovense. Uma noite memorável abrindo a programação da Semana Farroupilha, que segue até o dia 20 com diversas atrações.
Sobre os homenageados:
* SENHOR “FERMINO DA SILVA LESSE”:
Fermino da Silva Lesse foi casado com Ilda Ribeiro Lesse (em memória) e tem 13 filhos.
Integra o CTG Herança do Velho Pai, fundado em março de 2011. Anteriormente a família fazia parte do piquete Chama Crioula e hoje cultuam a tradição junto ao CTG Herança do Velho Pai tendo como Patrão Miguel Lesse, capataz Daniel Lesse, peões Fermino da Silva Lesse e Paulo Sérgio Bortoli.
Cultivar a tradição com a família sempre foi o objetivo de Seu Fermino. Hoje vaqueano pela idade, carrega as lembranças de cada lugar e dos rodeios que passou, tendo como troféu as amizades que conquistou.
Em suas andanças, hora no mate, no churrasco ou no laço, Seu Fermino sempre foi exemplo de amor, dedicação e honra à tradição gaúcha. Uma linda história que tem nos valores e ensinamentos desta cultura, o esteio de toda uma geração.
É assim, com este sentimento de pertencimento no peito que Seu Fermino leva o gosto e o respeito pelas histórias de vida e costumes do tradicionalismo. Que o tempo não lhe tire o direito de recordar e que o Senhor possa ainda passar adiante as coisas simples e os valores que o trouxeram até aqui para receber esta homenagem na noite de hoje.
* PRENDINHA “LUÍSA SOLIANI PUHL”
Luísa Soliani Puhl nasceu em 02 de janeiro de 2017 na cidade de Maravilha/SC, ainda quando seus pais residiam em Modelo/SC. Em novembro de 2018, mudou-se com seus pais para a cidade de Campos Novos, onde teve o primeiro contato com o CTG Porteira Camponovense.
Seus pais já tinham contato com a cultura gaúcha, sendo que o pai, Jairo Augusto Puhl, atuou como músico acordeonista durante 12 anos, e a mãe, Loreni Soliani, cresceu dentro de CTGs participando de invernadas e da vivência gaúcha. Ambos os pais nasceram no Rio Grande do Sul e vieram para Santa Catarina no ano de 2009.
Logo no primeiro contato, mesmo com apenas 1 ano e 8 meses, foi difícil segurar a pequena Luísa: queria entrar no tablado e na dança com a invernada do CTG que se apresentava na praça central de Campos Novos!
Todos ficaram encantados com sua espontaneidade, alegria e vivacidade. Desde então, no mesmo mês em que chegou na cidade, a família iniciou sua participação no CTG Porteira Camponovense.
A primeira apresentação em público veio aos 4 anos, em junho de 2021, na Live promovida pelo CTG em um dos primeiros eventos de retomada pós-pandemia. Desde então, Luísa vem se apresentando em diversos eventos e festivais culturais, levando o nome da entidade e do município de Campos Novos aos mais diversos rincões, conquistando diversas premiações nas modalidades de solista vocal e declamação, com destaque para a conquista do 1º lugar na categoria solista vocal prenda mirim no 15º FENART – Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha, maior evento de tradição gaúcha a nível nacional no Brasil, realizando em julho de 2023 na cidade de Irati/PR, coordenado pela Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG).
Principais premiações alcançadas por Luísa:
-Em 2022
* 2º Lugar Solista Vocal Prenda Mirim na 1 ª Etapa do Décimo Sexto Festival Regional da Cultura Gaúcha, em Maravilha/SC;
* 1º Lugar Declamação Prenda Pré-mirim na 3ª Etapa do mesmo Festival em Concórdia/SC;
* Participou com a Invernada Mirim do CTG Porteira Camponovense na categoria Dança no Décimo Sexto Festival de Dança Videira/SC em agosto de 2022;
* 3º Lugar Declamação Prenda Pré-mirim no Vigésimo Quarto FECART – Festival Catarinense de Arte e Tradição, em setembro em São Lourenço do Oeste/SC;
* 4º Lugar Solista Vocal Prenda Mirim também no Vigésimo Quarto FECART, o qual a classificou para o Nacional/2023.
-Em 2023, conquistou 4 troféus:
*1º Lugar Solista Vocal Prenda Pré-mirim na 1ª Etapa do Décimo Sétimo Festival Regional da Cultura Gaúcha, em Maravilha/SC;
*2º Lugar Solista Vocal Prenda Pré-mirim na 2ª Etapa do Décimo Sétimo Festival Regional da Cultura Gaúcha em Chapecó/SC;
*1º Lugar Intérprete Solista Vocal Prenda Mirim no Décimo Quinto FENART – Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha em Irati/PR;
*1º Lugar Solista Vocal Prenda Pré-mirim na 3ª Etapa do Festival Regional da Cultura Gaúcha em Nova Erechim/SC no mês de agosto;
* Participou com a Invernada Mirim do CTG Porteira Camponovense na Modalidade de Dança da 3ª Etapa do Festival Regional da Cultura Gaúcha em Nova Erechim/SC no mês de agosto.
Premiações e reconhecimento são consequências, mas os seus pais buscam sempre evidenciar a importância daquilo que vai muito além da manifestação da cultura através da dança e música: o desenvolvimento e crescimento pessoal dentro dos valores morais e éticos que a tradição gaúcha nos proporciona.
Desta forma, a prendinha Luísa segue cantando e encantando a todos, levando a cultura gaúcha e representando nossa entidade e nossa cidade por onde passa!
*CTG PORTEIRA CAMPONOVENSE
O Centro de Tradições Gaúchas “Porteira Camponovense”, toda sua Patronagem e o Instrutor “Nito” Loreno dos Reis Lorensatto realizam um brilhante trabalho em nosso município e tiveram uma relevante participação no Décimo Quinto Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART), realizado na cidade de Irati, no Paraná. Entre os participantes que abrilhantaram o evento, os integrantes do CTG trouxeram premiações e honrarias:
-1º Lugar – Intérprete Vocal – Prenda Mirim – Luiza Soliane Puhl.
-2º Lugar – Gaita Piano – Peão juvenil – José Olivio Lorini.
-2º Lugar – Jairo Augusto Puhl – Peão Veterano – Gaita de Botão
-3º Lugar – Jairo Augusto Puhl – Peão Veterano – Gaita de Piano
Na 3ª Etapa do Festival Regional da Cultura Gaúcha que aconteceu no dia 26 de agosto na cidade de Nova Erechim, os integrantes abrilhantaram o festival e também trouxeram muitas premiações para o município:
-1º Lugar: Danças Tradicionais Juvenil;
-3º Lugar: Danças Tradicionais Mirim e Adulta;
-5º Lugar: Danças Tradicionais Veterana
Outrossim, parabenizamos também todas as Categorias Individuais pelas premiações conquistadas neste Festival. Somos gratos a todos os integrantes do CTG Porteira Camponovense pelo trabalho que desenvolvem com amor à tradição gaúcha em nossa comunidade e estamos felizes por representarem a nossa cidade, divulgando Campos Novos Brasil afora.