HOMENAGEM: Câmara aprova projeto e ala da UTI do Hospital Dr. José Athanázio receberá o nome do médico Riscala Miguel Fadel

HOMENAGEM: Câmara aprova projeto e ala da UTI do Hospital Dr. José Athanázio receberá o nome do médico Riscala Miguel Fadel
#paratodosverem Card com foto do Dr. Riscala sentado em seu consultório. Abaixo o texto “Homenagem – Câmara aprova projeto e ala da UTI do Hospital Dr. José Athanázio receberá o nome do médico Riscala Miguel Fadel”.

 

 

 

Foi aprovada na sessão extraordinária de terça-feira (28), a redação final do Projeto de Lei Ordinária do Executivo NR. 4.455/2023, que denomina a UTI – Unidade de Terapia Intensiva da Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio de “Riscala Miguel Fadel”. O projeto foi aprovado por unanimidade, uma homenagem mais que justa, concordam todos os nossos vereadores, assim como, temos certeza, toda a população camponovense.

Doutor Riscala nasceu em 31 de julho de 1934, em Ibaiti – Paraná. Filho de Miguel e Ercilia de Paula Fadel, juntamente com outros oito irmãos. Formou-se com louvor na Universidade Federal do Paraná em 1958, ocasião em que recebeu a medalha Nilo Cairo de excelência acadêmica, concedida ao melhor aluno da turma de medicina. No ano de 1959, a casualidade do destino fez com que, a caminho para Porto Alegre seu automóvel precisasse de reparos e a espera pelo conserto tornou Campos Novos seu novo e definitivo lar. Local onde dedicou-se incansavelmente ao exercício da medicina por 63 anos e faleceu em 20 de abril de 2022, aos 87 anos de idade. Era casado com Terezinha Margarida Cola Fadel e da união tiveram quatro filhos: Riscala Junior, Luciane, Marcos e Sergio.

Durante o exercício da medicina em Campos Novos atuou como clínico, cirurgião, obstetra e pediatra, bem como qualquer outra especialidade que necessário fosse, pois, naquela época não havia muitas opções fora do município e a urgência dos acontecimentos obrigava a realizar todos os procedimentos. Trabalhou muitos anos como único profissional atendendo nossa cidade e arredores, muitas vezes sendo solicitado a atender no interior, pois não havia como as pessoas virem ao hospital. Atendia também no município de Abdon Batista uma vez por semana, sendo que os mais antigos lembram do Jeep que servia como transporte pessoal e para trazer os pacientes que deveriam ser tratados no hospital. Além de desempenhar suas atribuições como médico fazia as vezes de administrador, captando recursos e equipamentos básicos para o bom andamento da atividade médica.

Durante sua vida como Camponovense por afinidade desempenhou atividades extra médicas como clubes de serviços, atividades na paróquia e até mesmo como esportista sendo que chegou a representar Campos Novos na equipe de tênis de mesa. Além da atividade na saúde dedicou-se ao trabalho com lavoura e gado sendo pioneiro em algumas novas tecnologias na época, bem como no cooperativismo que se iniciava.

O Hospital Dr. José Athanázio e a atividade médica sempre foram o norte da vida do Dr. Riscala, um profissional de excelência e um grande ser humano.

Foto: Jornal O Celeiro (in memorian)

Informações: ASCOM Câmara de Vereadores.

Spread the love
Postado em 28 de março de 2023 0