Procuradoria Especial da Mulher encerra Rodas de Conversa de 2025

Procuradoria Especial da Mulher encerra Rodas de Conversa de 2025

Outubro Rosa foi a temática do último evento realizado, com ótimos resultados.

 

       O Poder Legislativo de Campos Novos, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, realizou na tarde do dia 29 de outubro, a quarta e última Roda de Conversa de 2025, encerrando o ciclo anual de encontros voltados à escuta, à conscientização e ao acolhimento das mulheres camponovenses.

Com o tema “Outubro Rosa – Quando o Cuidado Salva Vidas”, o evento reuniu profissionais da saúde, representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer e mulheres que compartilharam suas histórias de luta e superação.

A roda foi mediada pela jornalista Antonia Claudete Martins, Assessora de Imprensa da Câmara Municipal, e contou com a presença da Vice-Prefeita de Campos Novos Claudia Lessi, da enfermeira da Atenção Básica, Sabrina Zancanaro Bortolini, da psicóloga voluntária da Rede Feminina, Ivone Gasperin, da Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Marlene Proner Pereira e Rosecler Serena, que emocionou o público com seu depoimento de força e esperança na luta e superação do câncer de mama.

O Presidente da Câmara e Procurador da Procuradoria Especial da Mulher, Darcy Rodrigo Pedroso, destacou a importância da prevenção e do acolhimento: “A Procuradoria Especial da Mulher tem buscado promover espaços de diálogo e informação. Falar de saúde é falar de dignidade, de direito à vida. O cuidado com o corpo e com a mente é uma forma de amor e de respeito a si mesma.”

Durante o encontro, as profissionais reforçaram a necessidade da mamografia regular, do exame de toque e da consulta ginecológica anual como principais formas de detectar precocemente o câncer de mama e outras doenças que atingem as mulheres.

Durante o encontro, ressaltou-se que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir maiores chances de cura, além da importância das consultas regulares e dos exames de rotina, como também do acompanhamento psicológico.

A conversa também trouxe informações sobre os avanços nas políticas públicas de saúde da mulher, incluindo a ampliação da vacina contra o HPV — que agora pode ser aplicada também em mulheres adultas em situações específicas, além das meninas e adolescentes. O imunizante é uma das principais ferramentas de prevenção contra o câncer de colo de útero.

O evento marcou o encerramento das ações de 2025 da Procuradoria Especial da Mulher, que neste ano também realizou rodas de conversa sobre o Dia Internacional da Mulher, Mães Atípicas e Agosto Lilás, em momentos que reforçaram o compromisso do Legislativo com a escuta e o fortalecimento das mulheres.

No encerramento, a mediadora destacou: “Que esta roda não termine aqui, mas continue em cada casa, em cada consulta, em cada conversa entre amigas. Que o Outubro Rosa seja o início de um cuidado que dure o ano inteiro.”

A Procuradoria Especial da Mulher agradeceu a todas as convidadas, à Vice-prefeita, à Rede Feminina e às mulheres que participaram deste ciclo de encontros, reafirmando o compromisso do Legislativo Municipal com a defesa da vida, da saúde e da dignidade de todas as mulheres camponovenses.

Postado em 3 de novembro de 2025 Off