Resumo dos Trabalhos da Sessão Ordinária Câmara de Vereadores de Campos Novos
A sessão ordinária que aconteceu nesta terça-feira, 13 de julho, na Câmara Municipal de Campos Novos contou com (08) oito proposições, sendo (04) quatro indicações, (02) duas moções, (01) um Projeto de Lei Ordinária do Executivo e (01) um Projeto de Lei Ordinária do Legislativo.
Indicações
A vereadora Celina Maria Manfroi Cassiano Barros fez três indicações onde na primeira solicita ao município que seja inserido, no currículo escolar das escolas municipais, o ensino de noções básicas sobre cidadania, direito constitucional, direitos da criança e do adolescente e Lei Maria da Penha. Na segunda indicação foi solicitado que seja estudada a viabilidade técnica para a implementação do Projeto Farmácia Solidária em Campos Novos. E na terceira indicação a vereadora solicitou que o município realize a confecção de um Mapa Urbano detalhado, com marco zero georeferenciado no Distrito do Ibicuí.
Moção
O vereador Marciano Dalmolin realizou (02) duas Moções. A primeira Moção foi para a Estilista de Moda “Roberta Moretto”, que está desenvolvendo uma ação no município intitulada “ACOLHER”, cujo objetivo é ajudar um grupo de voluntários da ANA CAMPOS NOVOS, que cuidam dos animais de rua. O ato possibilita a venda de ‘necessaire’, saquinho organizador, onde uma parte do valor arrecado será revertido para ANA CAMPOS NOVOS para o custeio de despesas existentes em clínicas Veterinárias.
A segunda foi a “MOÇÃO DE APELO” em defesa da Polícia Civil de Santa Catarina. Como é de conhecimento notório, a Polícia Civil de Santa Catarina cumpre elevada função social e constitucional, pois atua como polícia judiciária tanto na prevenção como na repressão à criminalidade. Diariamente, graças ao competente trabalho dos polícias civis, diversos crimes são evitados ou devidamente esclarecidos, viabilizando, neste último caso, o exercício da persecução penal pelo Poder Judiciário. Os integrantes da Polícia Civil, mesmo com a pandemia decorrente da COVID-19 e sem prioridade na vacinação, também não medem esforços para proteger a vida e o patrimônio dos catarinenses, fazendo do Estado o mais seguro do Brasil. Contudo, apesar dos excelentes resultados apresentados pela instituição, o tratamento recebido por parte dos entes federados é injusto e desanimador. Na reforma da previdência a Polícia Civil foi gravemente prejudicada, pois, não ocorreu a prometida isonomia com outras forças de segurança. No âmbito do Estado, os salários estão defasados desde 2013. Além de mais, recentemente também foi aprovada a PEC 186 a qual mantém vedações que poderão impedir a melhoria de vencimentos da categoria, bem como inviabilizar a criação de novas vagas. Em razão disso, portanto o vereador Marciano Dalmolin apresenta a “MOÇÃO DE APELO” em defesa da Polícia Civil de Santa Catarina, encaminhando-se cópia ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa no sentido de solicitar a atenção necessária quanto ao assunto.
Presença do Prefeito
A sessão da Câmara de Vereadores de Campos Novos contou com a presença do Prefeito Alexandre Zancanaro, do Vice-prefeito Gilmar Marco Pereira, do Secretário de Planejamento e Coordenação Vilmar Antônio Ferrão Junior, do diretor do Fundema Juliano Bugança, além dos representantes da AMPLASC, o Engenheiro Agrônomo Fabio Correia e do Engenheiro Ambiental Rodrigo da Silva, onde na oportunidade receberam uma Moção de Aplauso da vereadora Celina Maria Manfroi Cassiano Barros, dos vereadores Claudiomir Da Silva, João Batista Ramos de Almeida, João Nilso de Oliveira e Marciano Dalmolin relacionada ao “PROGRAMA CAMPOS NOVOS SUSTENTÁVEL”, destaque a nível no Congresso Internacional de Sustentabilidade em Brasília, tornando-se destaque a nível nacional.
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores Campos Novos