Vereadora Celina cobra o retorno das atividades do Centro de Convivência dos Idosos

 

 

 

Na sessão de quinta-feira (19) de agosto, a vereadora Celina Maria Manfroi Cassiano Barros, realizou a indicação N° 395/2021 solicitando ao município que seja retornado com a máxima urgência, o retorno das atividades do Centro de Convivência dos Idosos, de maneira segura, com observância dos protocolos de prevenção à COVID-19.

Na justificativa a vereadora apresentou que as atividades do Centro de Convivência dos Idosos – CCI estão suspensas deste março de 2020, em razão da pandemia do COVID-19. Ocorre que a pandemia, por si só, não pode impedir a Administração Municipal de ofertar políticas públicas de proteção e atenção aos idosos, especialmente agora que todas as pessoas com 60 ou mais de Campos Novos estão com a imunização completa.  É dever do Poder Público preservar a saúde física e mental dos idosos, garantindo seus direitos dentre os quais, a alimentação, esporte e saúde, nos termos do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003):

Art. 2o O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Infelizmente em razão do isolamento e redução das atividades de estímulo e convivência, muitos dos frequentadores do CCI estão com quadros de depressão, ansiedade, perda de memória, além de sérios agravos à saúde física. Desta forma percebe-se a necessidade urgente do retorno das atividades no Centro de Convivência, com observância de todos os protocolos de prevenção à COVID-19.

Em nosso Município os idosos já estão com o processo de imunização completo, já que tomaram as duas doses da vacina, com isto o retorno das atividades será seguro. Ademais em razão da reforma e ampliação do Centro de Convivência, hoje temos um espaço grande e arejado.

 

Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Campos Novos

Jornalista Fábio Machado Merfort

Spread the love
Postado em 23 de agosto de 2021 0