Vereadores fazem Pedido de Informação diante dos casos recentes de óbito de bebês no município

Presidente Celina e os Vereadores Pedroso e Dalmolin formalizaram pedido durante a Sessão Ordinária desta quinta

 

O assunto mais comentado nos últimos dias em Campos Novos faz referência aos casos de gestantes moradoras do município que perderam seus bebês na reta final de gestação. Foram quatro perdas, nos dias 28 e 29 de maio e 07 e 08 de junho, sendo que três destes casos ocorreram no Hospital de Campos Novos e um no Hospital do Município de Concórdia. Diante deste cenário, os vereadores, representantes do povo, vieram a público na tarde desta quinta-feira, 09/06, durante Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, solicitar aos órgãos competentes, Pedido de Informação relacionada às perdas.

 

Por meio do Pedido de Informação 11/2022, os Vereadores Darcy Rodrigo Pedroso e Marciano Dalmolin, solicitam ao órgão competente (Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio) o seguinte pedido de informação:

– Quantas crianças nasceram mortas, quantas faleceram durante o parto e quantas faleceram logo após o parto (desde de janeiro de 2022 até os dias de hoje) e qual a causa de cada óbito?

– Qual a equipe médica responsável por cada atendimento nos casos de óbitos?

– Qual equipe médica que atendeu a gestante Tais Carolina de Jesus no dia 27/05/2022? Quais os exames realizados?

– Qual a equipe médica que atendeu a gestante Tais Carolina de Jesus nos dias 06/06/2022?

– Quais os exames realizados? Quais as causas que levaram o feto o óbito?

 

O Vereador Dalmolin inclusive, havia se manifestado na manhã desta quinta-feira, por meio de um vídeo divulgado em suas redes sociais, no qual aparece em frente ao Hospital Dr. José Athanázio, solicitando um posicionamento por parte dos responsáveis da Fundação Hospitalar. No final da manhã do mesmo dia, a Direção do Hospital se manifestou sobre o assunto por meio de coletiva de imprensa transmitido ao vivo à população camponovense.

 

O outro Pedido de Informação partiu da Presidente da Casa Legislativa, a Vereadora Celina Manfroi Cassiano, que por meio do Pedido 12/2022, solicita à Fundação Hospitalar as seguintes informações:

– Número de mortalidade e morbidade materna infantil na Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio em 2021 e 2022.

– Número de natimortos na Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio em 2021 e 2022.

 

Em entrevista concedida à Rádio Cultura, a Vereadora Celina lembrou que tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 09/2022 – que institui o Plano Municipal para Humanização da Assistência ao Parto e Nascimento em todos os estabelecimentos de saúde do Município de Campos Novos.

 

Vale ressaltar que esta política pública já é prevista em legislação federal, sendo que o objetivo é a melhoria da saúde materna e a redução da mortalidade infantil. Para tanto, o projeto ainda propõe ações de promoção, prevenção e assistência à saúde à gestantes e recém nascidos, buscando promover a ampliação do acesso a estas ações, o incremento da assistência obstétrica e neonatal, bem como, disseminar informações sobre os direitos das mulheres gestantes e atenção humanizada ao parto.

 

O Projeto de Lei 09/2022 passará por parecer jurídico e caso aprovado, seguirá os tramites legais no Legislativo Camponovense.

Spread the love
Postado em 9 de junho de 2022 0