Vera Ottonelli e Zenita Rupp Lemos recebem “Moção de Parabenização” da Câmara de Vereadores

Vera Ottonelli e Zenita Rupp Lemos recebem “Moção de Parabenização” da Câmara de Vereadores
#paratodosverem – Foto coletiva onde aparecem todos os vereadores em pé no Plenário da Câmara, com o Vereador Rui Tomazoni ao Centro, lado a lado das homenageadas, as Sras Vera e Zenita, que estão segurando uma Placa de Moção de Parabenização.

Homenagem partiu do Vereador Rui Tomazoni e contou com a aprovação de todos os parlamentares

 

Na tarde desta sexta-feira, 17/06, durante a 29ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Campos Novos, em nome do Vereador Rui Tomazoni, as senhoras Vera Ottonelli e Zenita Rupp Lemos receberam “Moção de Parabenização” por parte do Legislativo Municipal. A homenagem reconhece a contribuição exemplar que ambas oferecem à comunidade camponovense, sobretudo, à Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos – AMA.

 

Dona Zenita foi responsável pela doação de um terreno para a AMA, uma área que oferece totais condições para o desenvolvimento de seus usuários e que também contempla um Centro de Equoterapia. Já Sra. Vera, é uma profissional de pedagogia com especialização na área da educação especial/Autismo e Equoterapia, ela está à frente da Diretoria da AMA e realiza um trabalho excepcional.

 

Em suas palavras, o Vereador Rui Tomazoni externou o seu carinho e reconhecimento pela dedicação das senhoras Zenita e Vera com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, e a título de informação, descreveu um breve relato das trajetórias das homenageadas do dia, como veremos a seguir:

 

               O Poder Legislativo de Campos Novos – SC, através de seus representantes Legais, em nome do vereador Rui Jorge Tomazoni, manifesta integral e irrestrita parabenização as senhoras ” VERA OTTONELLI E ZENITA RUPP LEMOS”.

                “Vera Ottonelli”, natural de São José, Distrito da Barra do Leão, Campos Novos – SC, empreendedora Social. Filha de Emilio Claudio Ottonelli (in memórian) e Maria Colle Ottonelli, naturais do Rio Grande do SUL.

                Casada com Claudemir Durli há 23 anos, formada em pedagogia e com especialização na área da educação especial/Autismo e Equoterapia.

                Vera, desde criança, sempre levantou a bandeira em prol das pessoas com deficiências. Assim, em 1998 prestou Concurso Público junto a Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE e, desde então, atua como professora de educação especial, trabalhando no Município de Campos Novos. 

                Após anos trabalhando na APAE, atuou como Integradora de Educação Especial da 8ª GERED em 2003/2004 e, diante da necessidade de implantar um serviço especializado “Salas de Recursos” para Cegos e Surdos no Município de Campos Novos, auxiliou na instituição da ACADAV, com recursos humanos especializados, assegurando assistência técnica e pedagógica à instituição. Após tudo estruturado, Vera partiu para a fundação da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos – AMA, para atender a demanda de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA sendo este um trabalho considerado entre todos, o mais complexo.

                A AMA de Campos Novos – SC cresceu muito devido ao grande aumento de pessoas autistas e com isso sentiu-se a necessidade da Construção de uma Sede Própria e o oferecimento de serviços especializados e reabilitação aos autistas.

                Após muitos anos de luta, com imensa vontade de melhorar seus serviços, Vera procurou pessoas que poderiam apoiá-la, garantindo recursos necessários à concretização de importantes projetos para atendimento às pessoas autistas, dentre os quais, um espaço próprio para oferecer a equoterapia. Este sonho iniciou em 2015 com a doação de um terreno pela Sra. Zenita Rupp e família. E, após isso, Vera começou uma busca incansável pela execução do Centro de Equoterapia, inaugurado em 2022.

                A AMA é a única entidade com um Centro de Equoterapia próprio, construído com captação de recursos via FIA, equipe com capacitação em Equoterapia para atender as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e outras deficiências, frequentadoras das demais instituições cadastradas, os quais precisam de acompanhamento especializado para auxiliar no seu desenvolvimento psico-físico-social.

                Em 01 (um) ano de funcionamento, a equipe do Centro de Equoterapia atendeu gratuitamente, em média, 400 pessoas/mês, não apenas de Campos Novos, mas também utilizam este serviço especializado mais 14 (quatorze) Municípios vizinhos, por meio de recursos captados via PRONAS.

                O Centro de Equoterapia da AMA está localizado numa distância de 11 quilômetros da cidade, em um terreno de 03 (três) hectares, doados pela Sra. Zenita Rupp e sua família, a fim de oferecer a reabilitação através do animal cavalo.

                Vera tem como lema: “Para sermos felizes precisamos sempre ajudar as outras pessoas”.

                A senhora Zenita Rupp Lemos, é natural de Campos Novos onde reside até os dias de hoje, pois ama morar nesta cidade. É casada com o Senhor Valêncio Jacir Granzotto Lemos e mãe de Ana Carla, Ana Cristina, Ana Paula e Valêncio Júnior, e avó de 7 netos. Mãe e esposa dedicada, muito querida pelos amigos e familiares. Tem grande apreço pelas atividades rurais e empresariais. Foi propulsora de um restaurante de ótima qualidade, a base de peixe, especializado em truta.

                Queremos expressar nossos agradecimentos a senhora Zenita Rupp Lemos pela pessoa de boa índole e solidariedade para com o próximo, gesto este digno de admiração, bem como a senhora Vera por ter dedicado sua vida a garantir atendimento adequado e melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência.

 

Spread the love
Postado em 17 de junho de 2022 0