Darcy Rodrigo Pedroso: “O Poder Legislativo representa a diversidade de ideias”

O vereador Darcy Rodrigo Pedroso inicia em 2021 seu segundo mandato consecutivo pelo MDB. Em 2019, foi presidente da mesa diretora do Poder Legislativo e como representante legal da Câmara nas funções de direção e administração, começou o processo de digitalização do Poder Legislativo que tem o propósito de modernização e de eliminação de papel. A partir de um contrato firmado com uma empresa de tecnologia para fornecimento de sistema virtual, possibilitou o trâmite das matérias, controle de votação, assinaturas, anexação de documentos, tudo em meio digital.

Além disso, promoveu ao lado dos demais vereadores, a reformulação do Regimento Interno, publicado no início de 2020. Também ampliou o acesso das pessoas com deficiência aos assuntos e projetos pautados na Câmara, como a tradução simultânea das sessões online em libras, implantação das placas de identificação dos vereadores com Braile, além de melhorias na estrutura física da Câmara, adaptando os ambientes para a acessibilidade das pessoas com deficiência.

Pedroso integra em 2021 a mesa diretora como primeiro secretário da Câmara. Entre as atribuições, está em receber todos os projetos, ofícios, pedidos encaminhados ao protocolo do Legislativo e leva-los ao presidente do Legislativo para o início do trâmite das matérias, além de integrar a tesouraria na assinatura e liberação de pagamentos, a incumbência de fazer a leitura do expediente da sessão, entre outras atribuições.

Em seu novo mandato, Pedroso acredita que a reeleição o credenciou a dar continuidade ao trabalho iniciado em 2017. “Vou trabalhar da mesma forma, legislando, fiscalizando, sendo ponte entre a população e o Poder Público, correndo atrás das demandas e principalmente, não deixando as pessoas sem respostas. Sendo um dos três reeleitos, acredito que tivemos respaldo da população para estar aqui novamente. Independentemente de partido, todos defendem o que acham justo, mas prefiro seguir a linha do meu primeiro mandato, usando a palavra em defesa ou em oposição as matérias deliberadas na Câmara, pois o Legislativo representa a diversidade de ideias”, destacou.

Internamente, os vereadores já dialogam sobre a composição das Comissões Permanentes. Pedroso participou da reunião entre os nove para as definições dos membros e presidência das três comissões do Poder Legislativo camponovense: Constituição, Justiça e Redação Final; Serviços Públicos e de Orçamento, Finanças e Tributação. O objetivo das reuniões é fazer a escala dos presidentes e instalação das comissões de forma consensual antes do retorno das sessões ordinárias, agendada para dia 2 de fevereiro, às 19h.

Inspiração

Darcy Rodrigo Pedroso entrou na disputa por uma cadeira no Legislativo inspirado pelo trabalho de seu pai na Câmara, Rodrigo Mauro Pedroso (in memoriam), vereador que alcançou marca histórica de aproximadamente 10% de votos do eleitorado na década de 70 e do tio Cid Caesar de Almeida Pedroso (in memoriam), vereador em 1954, além do incentivo do tio Eduino Timmes, de sua mãe Hedi Maria Timmes e da família.

Pedroso nasceu no dia 2 de setembro de 1976 no Hospital e Maternidade Santa Brígida, em Curitiba (PR), é casado com Kátia Aparecida França Pedroso e tem três filhos – Hádine, Marcos e Arnaldo. Sua profissão é eletricista de automóveis.

O que faz o 1º Secretário:

Compete ao 1º Secretário, de acordo com o Regimento Interno:

1 – Receber e encaminhar expedientes, correspondências, representações, petições e memoriais dirigidos à Câmara Municipal;

2 – Dar conhecimento à Câmara Municipal dos ofícios do Poder Executivo, bem como de outros documentos e expedientes que devam ser lidos em reunião;

3 – Fazer a chamada dos Vereadores ao abrir-se a reunião, confrontá-la com o livro de presença, anotando os que comparecerem, os que faltarem e os que se retirarem sem causa justificada, ou não, e outras ocorrências sobre o assunto, assim como encerrar o Livro de Presença ao final da sessão;

4 – Apurar as presenças, no caso de votação ou verificação de “quorum”;

5 – Superintender a redação da ata, resumindo os trabalhos da reunião, lê-la e assiná-la, juntamente com o Presidente, depois de submetida à apreciação do Plenário e apanhar a assinatura de integrantes da Mesa Diretora;

6 – Ler ao Plenário a matéria do Expediente e Ordem do Dia, despachando o respectivo processo e anotando no mesmo, por determinação do Presidente, as decisões do Plenário;

7 – Fazer a inscrição de oradores na pauta dos trabalhos;

8 – Inspecionar os serviços da Secretaria e fazer observar o Regulamento;

9 – Distribuir as proposições às Comissões Legislativas e superintender os seus prazos;

10 – Assumir a direção dos trabalhos da sessão plenária na falta do Presidente e Vice-Presidente;

11 – Tomar parte em todas as votações;

12 – Assinar os cheques nominativos ou ordens de pagamento juntamente com o presidente da mesa diretora.

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Postado em 27 de janeiro de 2021 0