Em visita a Câmara, comandante da PM pede ampliação dos investimentos em segurança pública

 

O comandante da Polícia Militar de Campos Novos, Capitão PM Marcelo Macedo, a convite do presidente do Legislativo, vereador Adavilson Telles, o Mancha, utilizou a tribuna na sessão de terça-feira (9) para falar dos trabalhos da PM no município. O déficit de efetivo foi um dos temas abordados pelo capitão. Em Campos Novos são 32 policiais lotados, o que segundo o capitão, há necessidade de incremento para suprir a demanda.

O capitão solicitou ao comando geral via ofício, a vinda de pelo menos 12 policiais para Campos Novos. “Assim como em várias cidades, há necessidade de incremento de efetivo. Com incremento de 12 soldados, iriamos para 44, um número que considero mais satisfatório para atender a demanda. Há um estudo falando que existe um policial em Santa Catarina para cada 708 habitantes em média. Ainda não estamos nesse patamar, por isso fizemos esse pedido. É claro que o comando utiliza outros critérios para distribuir os policiais, como a quantidade de ocorrências mais graves e retirar policiais de cidades mais violentas pode trazer um problema de segurança pública ao Estado e prejuízos para o comando geral”, explicou.

Recentemente, uma turma de 540 policiais se formou na academia em Florianópolis e a expectativa, é de que o estado distribua os novos soldados em março. Mas conforme o capitão há necessidade de fomentar a carreira militar entre os jovens do município, para que não haja tanta rotatividade nos quadros da PM de Campos Novos, além da necessidade de maiores investimentos para atrair os policiais ao município.

“Temos uma turma de 540 alunos que acabaram de se formar, distribuídos no litoral na Operação Veraneio, mas início de março, a expectativa é de que essa nova turma seja distribuída nas cidades. No entanto, os policiais que estão aqui pediram transferência para suas cidades de origem. Temos policiais de São Miguel do Oeste, Porto União, Lages e esse pessoal vai ser removido para ficar mais perto das suas famílias. Para não termos tanta evasão, os novos precisam encontrar aqui em Campos Novos melhores condições de trabalho, serem tratados de forma profissional e que possam encontrar amparo, qualidade de vida, de saúde, oportunidade de estudo, de lazer, emprego para a família, de crescimento… Somos seres complexos e precisamos ter equilíbrio em outras área da nossa vida”, disse.

Em tribuna, o capitão fez um apelo para a necessidade de maior investimento na segurança pública, especialmente por meio de parcerias público-privadas. “Os países mais evoluídos são os mais seguros, porque se investe maciçamente em segurança pública, assim como o estado de Santa Catarina e alguns municípios mais evoluídos. Se quisermos uma Campos Novos mais segura, mais desenvolvida, com mais empregos, com mais oportunidades e igualdade, é inevitável pensar em segurança pública e em investimentos na Polícia Militar e na Polícia Civil. Não existe crescer separadamente, precisamos crescer juntos, então seja setor público ou privado, invistam em segurança pública”, falou em tribuna.

Patrulha Rural

O patrulhamento rural está estruturado a um ano em Campos Novos, sob responsabilidade de dois policiais, informou o capitão. Conforme o capitão, todos os dias, uma viatura faz rondas no interior de Campos Novos e até o momento, são 220 propriedades rurais cadastradas em todos os distritos do município. Nesse cadastro, os policiais tem acesso ao inventário da propriedade, senha da internet, mapas, contatos dos proprietários e dos trabalhadores das fazendas, onde é possível por meio das tecnologias de informação, concretizar o projeto e propiciar mais segurança no interior.

Spread the love
Postado em 10 de fevereiro de 2021 0