Câmara de Vereadores de Campos Novos realiza 2ª Mostra de Arte

Câmara de Vereadores de Campos Novos realiza 2ª Mostra de Arte
#paratodosverem Card com textura de papel e restos de tinta respingados ao fundo, Acima um círculo branco com o texto “2ª Mostra de Arte” e abaixo “Do dia 26/07 à 29/07”, “Imagens do Inconsciente”, “Exposição de arte de usuários do CAPS” e “Venha visitar na Câmara de Vereadores”.

Exposição teve início nesta terça-feira e seguirá até na sexta-feira, dia 29

 

Dos dias 26 a 29 de julho acontece a 2ª Mostra de Arte na Câmara de Vereadores. Nesta edição, está sendo apresentada para a comunidade camponovese uma exposição de obras dos Usuários do CAPS Vida e Saúde de Campos Novos, com o tema “Imagens do Inconsciente”. A exposição é aberta ao público em geral e tem como principal objetivo levar cultura aos munícipes, bem como, divulgar o trabalho realizado pelos usuários e profissionais do CAPS. A 1ª Mostra de Artes foi realizada no final do mês de junho, com obras pintadas por alunos da EEB Paulo Blasi e da ACADAV (Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes Audio Visuais).

 

O CAPS Vida e Saúde de Campos Novos, durante a pandemia, iniciou no Grupo de Terapia Ocupacional as oficinas de pintura, nas quais, através das telas eram trabalhados conteúdos internos importantes para a melhora dos sintomas psiquiátricos.

 

A Terapia Ocupacional, utilizando a pintura como recurso terapêutico, torna possível estimular vários conteúdos como: autoconhecimento, melhora de sintomas negativos, diminuição de agressividade e negatividade, estimula potencialidades e diminuição de sentimentos de desvalia, desenvolvimento de novas habilidades, novas perspectivas a respeito das individualidades e consciência de diagnóstico.

 

Em cada tela pode-se perceber evolução satisfatória do paciente, principalmente nas pinturas desestruturadas (livres) e, em cada uma delas são realizadas várias associações de ideias onde podemos fazer a transição de consciente / inconsciente. Sempre tendo como base o vínculo e a tríade: Terapeuta / Atividade / Paciente.

 

Esta exposição tem como base o trabalho da Médica Psiquiatra Nise da Silveira, reconhecida mundialmente e, que revolucionou o trabalho mental no Brasil com o Museu do Inconsciente, inaugurado em 20 de maio 1952, onde eram expostas as telas e demais trabalhos com as imagens do inconsciente de cada paciente atendido.

 

Spread the love
Postado em 26 de julho de 2022 0