HOMENAGEM: Câmara realiza Sessão especial da Semana Farroupilha

HOMENAGEM: Câmara realiza Sessão especial da Semana Farroupilha
#paratodosverem – Foto no plenário em frente à bancada da mesa diretora da Câmara com todos os vereadores e homenageados na sessão especial da Semana Farroupilha.

A Câmara de Vereadores de Campos Novos, demonstrando seu apoio, reconhecimento e valorização da cultura e tradição gaúchas e ao legado deixado pela Revolução Farroupilha, realizou na noite desta quinta-feira (15), no plenário Domingos Rigo, Sessão Especial alusiva à Semana Farroupilha na presença de autoridades municipais, além de amigos, familiares de homenageados e integrantes do movimento tradicionalista no município.

Participaram da Cerimônia:  A Presidente da Câmara de Vereadores Celina Maria Manfroi Cassiano Barros, juntamente com os demais vereadores: Darcy Rodrigo Pedroso, Florindo Rogério Cordeiro, Irineu Armando Osório Júnior, João Batista Ramos de Almeida, João Nilso de Oliveira, José Tadeu Guzatti,  Marciano Dalmolin e  Rui Jorge Tomazoni;  Prefeito Municipal de Campos Novos Gilmar Marco Pereira; Camila Girardi Borges – Superintendente da Fundação Cultural de Campos Novos; Gilson Lopes – Diretor de Industria, Comércio e Turismo, no ato representando  o secretário da pasta Aparício Duarte; Enedy da Rosa – Historiadora do Município de Campos Novos;  Giovani Primieri representando o Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição; Loreno Dos Reis Lorenssato (Nito), representando o CTG Porteira Camponovense, Benito Zandoná, representando o Galpão Caipora Viu e Sérgio Silveira Alvares – representando o Grupo Cavalgada de Campos Novos.

Homenageados

– Homero Manoel Caetano, indicado pela comissão organizadora da festa Farroupilha:  Nascido no Pontão de Tupitinga – Guarani, em Campos Novos (SC), Seu Homero é personagem vivo do “Ciclo do Tropeirismo”, pois foi madrinheiro, cozinheiro e tropeiro de bovinos. Seu Mero integrou a comitiva do Babá Ferreira e entre as muitas tropeadas, cruzou inúmeras vezes o Rio Uruguai, chamado por seu Homero de Pelotas, no Passo do Pontão. Os bovinos invernavam na Fazenda do Sebastião Ferreira. Dali, a tropa era tocada até a Estação de Rio Capinzal, onde os bovinos eram embarcados no trem para São Paulo. Exemplo de pessoa íntegra, trabalhadora e do bem. Tomando emprestadas as palavras do hino dos gaúchos: “Que sirvam as façanhas do Senhor Homero Manoel Caetano para Campos Novos e para toda a Terra.”

– Gilmar Isaltino Franzen, indicado pelo Bloco Parlamentar dos Partidos PL e MDB: Filho de tradicionalista, sempre teve apreço e dedicação ao cultivo dos costumes e tradições gaúchas. Residente em Campos Novos desde 1999, é casado com Ronecy Darold Franzen, com quem teve duas filhas: Patrícia Franzen e Amanda Franzen. Ambas sempre participaram ativamente do CTG Porteira Camponovense, sendo que Amanda participa da Invernada Juvenil de danças tradicionalistas, além de ser intérprete vocal representando a entidade em concursos e festivais. Patrícia também participou das invernadas de danças, além de ter participado do Sarau da Prenda Jovem no ano de 2013. Gilmar sempre esteve envolvido e engajado nas atividades do Porteira, tendo desempenhado papel fundamental na retomada das atividades do CTG em momentos de dificuldade pelos quais a entidade passou. Atualmente é patrão do CTG Porteira Camponovense e participa ativamente na Invernada Veterana juntamente com sua esposa, tendo sido um dos maiores incentivadores da criação dessa invernada, e, também, da manutenção das atividades artísticas e culturais desenvolvidas pelo CTG, entidade que preza pela manutenção da cultura e dos valores morais da sociedade.

– Rafael Anderson Fachin, indicado pelo Bloco Parlamentar União Brasil, PP e PSD:  Com 39 anos, iniciou na carreira musical aos 08 anos com um acordeom de 08 baixos, o qual foi presente dos seus pais, que sempre apoiaram e incentivaram seu amor pela música. Rafael foi autodidata, ou seja, aprendeu sozinho a tocar o acordeom e aos 12 anos iniciou a sua trajetória animando bailes e festas. Aos 16 anos estudou piano para aprender a teoria musical, aos 24 iniciou no conservatório musical, aos 30 anos cursou a tão sonhada faculdade de música e posteriormente cursou uma pós graduação em arte, música e movimento. Rafael é o exemplo de um profissional que ama aquilo que faz levando o conhecimento a todos que passam no seu caminho.

A noite de homenagens contou ainda com execução instrumental dos hinos Nacional Brasileiro pela professora da Fundação Cultural Camponovense – Simone Chiomento e o Hino Municipal executado pelo professor da Fundação Cultural Camponovense Militino Ranieri. Logo após a Presidente Celina recebeu a Chama Crioula das mãos de Benito Zandoná, seguindo com breve relato da história da Revolução Farroupilha e apresentações do CTG Porteira Camponovense e Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição. A sessão solene encerrou com pronunciamento de autoridades, apresentação do Coral Municipal e entrega da Chama Crioula aos integrantes da Cavalgada CN.

Uma noite memorável que ficará marcada nas comemorações da Semana Farroupilha de Campos Novos.

Por ASCOM Câmara de Vereadores de Campos Novos.

Spread the love
Postado em 16 de setembro de 2022 0